Motivação e Liderança – A importância em saber gerir uma equipe.

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O conceito de liderança vem se transformando constantemente, e a ideia de líder hoje já é bem diferente de alguns anos atrás. 

No passado, era comum as pessoas trabalharem por conta própria em uma sala isolada. Hoje em dia, cada vez mais, é exigido o trabalho em equipe e a integração entre os colaboradores. Além disso, os espaços empresariais também se modificaram. Eles têm se tornado mais abertos, amplos a fim de estimular o trabalho em conjunto.  

Há um tempo, tinha-se a visão de que os líderes eram pessoas autoritárias e distantes dos funcionários. Não se preocupavam com o clima organizacional da empresa e buscavam sempre o maior lucro possível.

Exercer liderança na atualidade significa conduzir pessoas e transformá-las em um time capaz de gerar resultados positivos. É papel do líder motivar todos os membros da equipe por meio de atitudes inspiradoras.

Neste artigo vamos falar sobre a importância dessa gestão de equipe, qual o papel do líder em motivar os seus colaboradores e também vamos dar algumas dicas de como desempenhar esta função de modo eficiente. 

Liderança e motivação, qual a relação entre elas? 

O trabalho em equipe é fundamental para qualquer organização, mas deve ser conduzido de forma correta. Saber escolher a liderança ideal é de grande importância.

Ser líder é extrair o máximo de cada um dos membros da equipe, é guiá-los na realização das suas vidas profissionais e colocá-los no lugar certo. E tudo isso vem através da motivação. Um líder que não motiva não é um líder! 

Não se esqueça também que o líder é o reflexo da organização. E a partir do momento em que ele abre espaço para que todos adquiram conhecimento sobre os objetivos da empresa, cria-se um ambiente de trabalho mais valorizado e prazeroso.

 

Como construir uma equipe engajada?

 

  • Ter uma boa relação com a equipe

Uma empresa de sucesso é construída com o trabalho de várias pessoas e elas precisam estar em sintonia, até mesmo para aplicar as estratégias predefinidas, se diferenciando dos concorrentes.

Deixe claro a importância de cada um dos colaboradores, isso contribui para que eles se envolvam mais em suas atividades diárias

  • Saber ouvir

Quando se trata de liderança e motivação, saber ouvir é uma habilidade indispensável. 

O líder que procura desenvolver essa característica estimula os colaboradores a se expressarem, a apontarem melhorias, os ajuda a resolver questões com mais proatividade, contribuindo assim para que eles se sintam motivados e engajados.

  • Delegar funções

Ao delegar funções, o gestor incentiva os profissionais a aprenderem novas habilidades e conseguirem se desenvolver internamente. A divisão do trabalho estimula e mostra que a organização preza por todas as pessoas que estão ali dentro, dando a elas o seu devido valor.

É importante escolher o colaborador adequado para cada função. O ideal é que as tarefas sejam desafiadoras na medida para estimular o desenvolvimento e o crescimento profissional.

  • Celebre as conquistas! 

Reconhecer conquistas é extremamente importante no processo de motivação, desta forma, é essencial que os objetivos estabelecidos e conquistados sejam recompensados. 

A ideia é que a equipe possa comemorar o momento — seja através de bônus financeiros, folgas, viagens corporativas, entre outros. Independente da escolha, a celebração servirá como uma renovação das energias e irá preparar a equipe para os próximos desafios. 

Acredite, com isso as chances dos próximos desafios serem alcançados serão muito maiores! 

 

E por aí, como anda a motivação e liderança em sua equipe? 

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