Em um mundo cada vez mais competitivo, sabemos que ‘’fisgar’’ os consumidores tornou-se uma tarefa para poucos, a interação e a proximidade entre empresa e parceiros têm sido muito valorizadas no ambiente corporativo.
Relacionar-se bem com clientes é um dos passos mais importantes para melhorar a comunicação entre as partes envolvidas em uma transação comercial.
Já está claro que a comunicação, nas empresas e na vida, é fundamental para o sucesso e eficácia de qualquer processo, certo? Mas como é possível facilitar o contato com clientes e parceiros? Para isso, podemos começar adotando práticas de comunicação eficientes, e utilizando a tecnologia como forma de otimizar a interação. Essa combinação forma a base perfeita para alcançar o objetivo.
Pensando nisso, listamos dicas e ferramentas que irão te ajudar a melhorar ainda mais a comunicação do seu atendimento!
1° Seja objetivo!
Ao interagir com os seus clientes pelos meios de comunicação, procure ser o mais objetivo possível, evite mensagens longas, são as mensagens curtas e sem “enrolação” que demonstram profissionalismo e dão sinais de que você quer resolver o problema.
Se for um e-mail importante, por exemplo, é fundamental que o profissional seja transparente já na linha de assunto.
2° Entenda quem são os seus clientes e parceiros.
Para que a companhia seja capaz de tornar a comunicação com os seus clientes e parceiros mais eficiente é preciso conhecê-los, saber quais são os perfis de modo a compreender as suas principais características, demandas e, em alguns casos, reivindicações quanto à relação que mantêm com a empresa.
Quanto mais a empresa conhece os seus clientes e fornecedores, maiores são as possibilidades de interagir de forma bem-sucedida com eles.
3° Cuide do seu vocabulário
As palavras são muito mais poderosas do que podemos imaginar. Lembrando nisso, não podemos descuidar e precisamos prestar atenção na forma e nas palavras escolhidas em diversas situações.
Evite utilizar termos que dificultem a comunicação e o entendimento do cliente, duplos sentidos, além de poder confundir quem está recebendo a mensagem podem também repassar informações equivocadas.
Como em todo relacionamento, o comercial também pode encontrar situações de conflitos, e são nessas situações que a atenção precisa ser redobrada. O colaborador precisa se policiar para não falar ou escrever de forma que o seu interlocutor se sinta ofendido, uma vez que esse tipo de percepção pode gerar danos para o funcionário e para a empresa.
Top ferramentas de comunicação
Para tornar essa comunicação ainda mais eficiente e prática, montamos um TOP com as melhores e mais usadas ferramentas que irão te ajudar!
Essa lista foi baseada na pesquisa State of Global Customer Service, realizada em 2018, pela Microsoft:
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Telefone e outros canais por voz;
Apesar de inúmeras inovações da tecnologia quando o assunto é comunicação, o tradicional contato por telefone nunca sai de moda. O atendimento telefônico é a forma mais antiga e importante de comunicação empresarial. E através desse tipo de assistência é possível ouvir queixas, promover melhorias e passar recados importantes.
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Chat;
Já um pouco mais atual, temos também a comunicação por Chat, uma ferramenta extremamente prática, tanto para o cliente como para o atendente. Com ela o cliente ou prospect pode sanar dúvidas e resolver pequenos problemas sem precisar abrir um chamado ou aguardar um atendimento no telefone.
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E-mail;
Também uma forma já mais tradicional, a comunicação por e-mail passa uma visão mais formal de atendimento, e é utilizada principalmente para casos que precisam de uma maior atenção. Além disso ela pode ser utilizada como uma forma de fidelizar o cliente, com o envio de e-mails marketing e promoções exclusivas.
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Autoatendimento online;
Esta forma de atendimento, ajuda a diminuir e até mesmo acabar com as filas de espera. Com esse autoatendimento online, o cliente consegue solucionar pequenos problemas com a ajuda de um atendente virtual.
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Mídias sociais;
Uma das, se não, a melhor forma de comunicação com o público em geral, a mídia social é essencial para divulgar todas as informações das empresas e manter uma comunicação em tempo real com seu cliente.
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SMS/mensagem de texto.
Às vezes deixada de lado, a comunicação por SMS ainda é muito útil, com ela a sua empresa pode comunicar o cliente de forma prática e rápida, em casos, como pode exemplo de promoções, problemas com a cobrança, e também para validação de informações.