Tudo sobre Telefonia VOIP

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A nova geração de conversas telefônicas é o VOIP, mas embora essa tecnologia já esteja em uso há algum tempo, por meio de meios como Skype, Hangout, ZoIP Free ou VivaVox, muitos ainda não sabem exatamente o que é e como funciona. É uma conversa de voz em tempo real por meio de transmissão digital de dados, ou seja, aquela utilizada para troca de dados comuns na internet.

Todas as principais operadoras de telefonia hoje oferecem serviço VOIP e frequentemente usam a rede digital para transmitir chamadas, mesmo se você estiver usando um telefone analógico.

VOIP: o que é e o que significa?

A sigla que define chamadas digitais é a sigla de Voice Over Internet Protocol que traduzido seria Voice via Internet Protocol. A sigla explica exatamente a essência da comunicação VOIP, o que significa que a voz é capaz de trafegar em tempo real em qualquer rede baseada em protocolos IP, independentemente de se referir a uma rede Internet ou a uma rede LAN corporativa.

Algumas operadoras de telefonia permitem o uso dessa tecnologia, não só para fazer chamadas, videochamadas ou videoconferências para sistemas do mesmo tipo, mas também para números que ainda utilizam a tecnologia analógica como meio de comunicação.

Aparentemente, não há diferenças entre um usuário que usa a rede para fazer uma chamada de voz e um consumidor que fica preso à tecnologia analógica: ambos discarão o número de telefone da pessoa a ser contatada para ligar, seja um cliente usando digital tecnologia seja ou não, seja de número fixo ou móvel, seja no Brasil ou no exterior.

Tecnologia VOIP: como funciona?

Essencialmente, a tecnologia VOIP utiliza dois protocolos que operam em paralelo para garantir a comunicação: o primeiro protocolo é essencial para sinalizar o início da chamada e ativar todos os processos de codificação de dados, tanto de áudio quanto possivelmente de vídeo, assim como os necessários para identificar a chamada e sincronizá-lo; o segundo protocolo realiza todas as atividades necessárias para transportar os dados, disponibilizando a conversa ou videochamada em tempo real.

Um elemento essencial para implementar uma chamada digital é certamente a conexão rápida. 

Usando linhas de Internet de alta velocidade, é possível captar informações de voz analógica, convertê-las em dados de computador, que serão enviados ao destinatário na forma de pacotes. Uma vez no destino, o servidor central irá reconstruí-los, fornecendo ao usuário do outro lado da linha não os dados, mas a voz do usuário que iniciou a conversa.

Embora pareça ser um processo muito longo e talvez até complexo, na realidade é um processo computadorizado que ocorre em algumas frações de segundo.

Graças a esta integração, você pode:

  • Ligar directamente para qualquer contacto (cliente ou fornecedor) ;
  • Abra automaticamente um cartão de contato ao receber uma chamada de um número conhecido.

Diferenças entre VOIP e telefonia tradicional

Uma diferença substancial entre a comunicação via rede digital e a analógica diz respeito à posição geográfica do usuário.

De fato, se um número de telefone em uma rede analógica indica uma posição geográfica precisa e está ativo apenas em um endereço físico preciso, um número de telefone em uma rede digital permanece ativo independentemente de sua localização, pois se refere ao endereço IP ao qual ele está conectado.

O servidor estará, portanto, online e tornará o usuário acessível independentemente de sua posição geográfica: o essencial é que ele esteja conectado à rede.

VOIP: prós e contras

As vantagens da Voz sobre IP

A primeira das vantagens atribuíveis à Voz sobre IP é certamente o menor custo das chamadas, tanto para números fixos como móveis, mas sobretudo para números internacionais.

A esta primeira vantagem, que não é de todo desprezível, junta-se a que diz respeito às infraestruturas necessárias para efetuar chamadas digitalmente, certamente mais baratas.

Obviamente, ao contrário dos que utilizam sistemas analógicos, os de Voz sobre IP podem ser implementados e diferenciados simplesmente alterando as configurações do sistema; um exemplo perfeito para entender o potencial dessa tecnologia é a criação de uma central virtual através da qual você pode não apenas gerenciar todos os ramais e a fila de chamadas recebidas, mas também salvar mensagens de correio de voz em seu PC.

Muitos provedores também permitem que você faça chamadas gratuitas:

  • entre usuários que possuem o mesmo provedor;
  • entre usuários de provedores que tenham estabelecido um acordo entre eles;
  • entre usuários que optam por entrar em contato por meio de um gateway.

O que significa VoIP?

Literalmente, o significado de VoiP é Voz sobre IP, ou “voz via protocolo de internet”.

Podemos falar de tecnologia VoIP, portanto, cada vez que fazemos uma chamada telefônica usando como rede de trânsito a mesma que normalmente usamos para navegar na rede.

Como funciona o VoIP?

A tecnologia de voz sobre IP converte a voz em um sinal digital e o transfere pela Internet como pacotes de dados digitais.

Para usar a tecnologia Voz sobre IP, você precisa:

um serviço ou aplicativo VoIP para facilitar chamadas;

Acesso à Internet (e um mínimo de desempenho);

um tronco SIP ou um provedor VoIP.

Alguns provedores de serviços telefônicos ou de banda larga oferecem serviços telefônicos VoIP juntamente com os serviços PSTN tradicionais. No entanto, a maioria dos provedores de telefonia está gradualmente convertendo todos os seus serviços para Voz sobre IP.

Os benefícios da tecnologia voip

Qual é a diferença entre o serviço telefônico VoIP e PSTN tradicional?

Para o usuário, na prática, nada muda: os números utilizados permanecem os mesmos e são administrados e atribuídos com as mesmas regras e regulamentos.

A diferença é que enquanto os números tradicionais comunicavam entre si através de uma central que reconhecia os números através de tons, agora um número VoIP corresponde a um endereço IP e tudo é gerido por centrais dedicadas.

Interessante saber que talvez você já esteja usando VoIP sem saber! Todas as operadoras estão transformando todos os seus sistemas em VoIP. Até mesmo uma chamada tradicional é convertida downstream em uma chamada VoIP e transportada pela Internet. O clássico par trançado de cobre que começa na terminação na matriz chega apenas na zona de troca e a partir desse ponto os dados de voz são “convertidos” em pacotes IP e então roteados através de uma rede IP de fibra ótica; quando o pacote chega na agência postal de destino, o processo é exatamente o oposto.

Um sistema VoIP normalmente consiste em:

pelo menos um telefone VoIP compatível

uma conexão com a Internet

pelo menos um número e uma assinatura de telefone VoIP ativa.

uma central virtual (na nuvem)

Share.

Comments are closed.