Gestão de Equipe – Dicas para promover e aperfeiçoar o seu time!

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Muitas vezes donos de empresa usam bastante tempo tentando criar super estratégias para fazer sua marca crescer. Investem em softwares caros e esquecem de direcionar esforços para o maior e melhor ativo das organizações: as pessoas.

O capital humano é um dos principais alicerces de sustentação de uma empresa. São os colaboradores que executam as atividades operacionais, garantindo o pleno funcionamento de todo o negócio. Por isso, melhorar o desempenho da equipe é uma estratégia elementar dentro da gestão, já que contribui de forma significativa para o desenvolvimento da organização empresarial.

Os gestores responsáveis pelo capital humano devem ter em mente que para manter uma equipe motivada e colaborativa não é necessário despender muitos recursos e investimentos  — é possível melhorar a performance do grupo de trabalho por meio de medidas simples no cotidiano.

Você já parou para pensar que o investimento em um colaborador verdadeiramente engajado pode te entregar mais resultados que a contratação de dois ou mais que fazem apenas o necessário?

Gestão de pessoas virou um dos temas mais em alta quando o assunto é gerar bons resultados. Mas, muitos gestores ainda são extremamente carentes de direcionamentos e ações sobre o assunto.

Então, se você não quer fazer parte dessa parcela, quer ser um bom gestor para a sua equipe e, consequentemente, ter uma melhor performance da equipe: esse post é para você.

 

O que é gestão de equipe? 

Esse é um conceito que se refere ao conjunto de atividades e práticas que visam integrar, orientar e conduzir uma equipe de profissionais . Seja para desenvolver projetos, seja para executar tarefas do dia-a-dia, a gestão de equipe é a metodologia que oferece suporte aos colaboradores.

Assim, o papel do líder é essencial. Ele é responsável por delegar atividades às pessoas certas, ajudar a priorizá-las e auxiliar diante de quaisquer problemas que possam surgir.

Como promover e aperfeiçoar o trabalho do time?

Pode parecer fácil, porém, muitos líderes têm dificuldade em iniciar o trabalho em equipe entre seus colaboradores. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a inicialização desse tipo de trabalho, separamos três tópicos importantes para que o trabalho em conjunto seja positivo e traga bons resultados para sua empresa. 

 

1° Organização 

A organização da equipe que definirá os resultados da junção de colaboradores. Com o planejamento de cada etapa a ser traçada para alcançar as metas, problemas e obstáculos são evitados ou previstos com antecedência. 

Visando a organização e a antecipação de crises, estabelecendo prazos iniciais e finais de atividades e etapas adotadas, um grande benefício pode ser trazido para a equipe: a otimização de tempo. 

2° Diálogo 

O diálogo entre colaboradores não é somente importante para criação de amizades e laços entre a equipe. Um dos principais motivos para a promoção do diálogo em equipes é para evitar problemas e empecilhos desnecessários, os quais poderiam ser resolvidos com uma conversa. 

3° Celebre conquistas

Os sentimentos de desmotivação e desvalorização no trabalho é um dos fatores que mais levam à rescisão de contrato. Quando uma equipe atinge uma meta importante para a organização e não recebe nada em troca, é uma porta aberta para que estes sentimentos assolem os colaboradores.  

Portanto, é importante que o líder saiba reconhecer quando uma equipe se esforça. Para o colaborador, ter alguma recompensa vinda de seu líder por algo que fez, é um grande empurrão para que ele continue buscando o aperfeiçoamento em suas tarefas e se mantenha motivado

Podemos resumir dizendo que, se a equipe não trabalha em seu potencial máximo, com certeza existem falhas na comunicação interna. É essencial que o gestor consiga comunicar-se com a equipe para mantê-la motivada e bem direcionada rumo aos objetivos da empresa.

É claro que quanto mais sinergia há na equipe, melhores são os resultados obtidos. Por isso, também vale destacar a importância de escolher bem os membros que vão compor o time. Ou seja, é preciso que o gestor tenha um cuidado especial durante a contratação de novos colaboradores para reconhecer profissionais que se encaixem na cultura da empresa e no perfil do time de trabalho.

 

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