O autoatendimento vem se tornando uma tendência mundial. Com o mundo cada vez mais digital e as pessoas cada vez mais ocupadas. O consumidor tem buscado soluções rápidas e eficazes, para resolver seus problemas sem precisar investir muito tempo neles.
Com a implantação de soluções tecnológicas, é possível que o funcionário tenha acesso a informações de forma prática, agilizando processos e dando mais liberdade de atuação para o departamento pessoal.
Para início de conversa, o que é o Autoatendimento?
Ao contrário do que muitos pensam, o autoatendimento não é tão recente assim! Para você ter uma ideia, ele vem sendo utilizado pelo comércio desde o início do século XX, quando se fortaleceu a prática do próprio cliente pegar seus produtos nas prateleiras, ao invés da ação ser executada por um atendente.
Hoje o Autoatendimento é a estratégia de utilizar canais digitais para que o cliente possa fazer um pedido, tirar dúvidas e fazer solicitações sem a presença de um atendente.
Ele permite que consumidores realizem seu próprio atendimento, sem precisarem de um atendente (pessoa) para isso. Por exemplo, pelo autoatendimento é possível verificar o saldo disponível no seu cartão de crédito ou solicitar a segunda via de boleto, bastando para isso digitar as informações necessárias no menu.
Dessa forma, além do atendimento se tornar muito mais rápido e ágil para os clientes, os agentes de atendimento também são beneficiados, podendo focar apenas em solicitações mais graves, em que o consumidor realmente precisa de ajuda humana.
Os chatbots, são um exemplo de autoatendimento; assim como os FAQs no site de empresas, comunidades e URAs de atendimento telefônico.
Quais as vantagens em implementar o Autoatendimento no meu negócio?
Redução de custos
Através do Autoatendimento os clientes irão conseguir solucionar pequenas dúvidas e problemas sem a necessidade de um atendente, com isso o seu time pode direcionar a atenção para casos mais complexos, tornando desnecessária a necessidade de muitos atendentes.
Satisfação do cliente
Quanto menor o tempo gasto para solucionar um problema, maior é a satisfação do seu cliente! Com isso, ter o autoatendimento influencia diretamente na experiência do seu cliente com a sua empresa.
Disponibilidade 24/7
Ter o autoatendimento ajuda também na hora de solucionar problemas e dúvidas, sem que o cliente precise aguardar o horário comercial para entrar em contato.
Por exemplo, se um cliente precisar de informações de um serviço da sua empresa durante o final de semana e encontrá-las através do autoatendimento, sua experiência será muito mais positiva do que se ele precisasse esperar até a próxima segunda-feira para resolver sua demanda.
Exemplos de ferramentas para Autoatendimento:
A finalidade de ter o autoatendimento disponível na empresa é tornar possível que o consumidor consiga encontrar as respostas para suas dúvidas de forma autônoma, pensando nisso listamos algumas ferramentas práticas na hora de implementar o autoatendimento no seu negócio, acompanhe!
Chatbots
As empresas podem selecionar as principais dúvidas e perguntas de seus clientes e pré-programar em um chatbot. Dessa forma, é possível solucionar os problemas do consumidor sem precisar transferir a solicitação para um atendente.
FAQ
O FAQ é um dos exemplos mais comuns de autoatendimento. Com ele, os clientes podem navegar por um índice que apresente respostas para dúvidas mais frequentes relacionadas à empresa, produto ou serviços,, sem precisar de um atendimento humano para isso.
URAs
As URAs, ou Unidade de Resposta Audível, de atendimentos telefônicos estão com scripts e respostas cada vez mais abrangentes. Dessa forma, é possível que o consumidor consiga resolver seus problemas antes mesmo de seu atendimento chegar até o atendente.
Comunidades de usuários
Especialmente para empresas B2B, as comunidades que unem os clientes podem ser extremamente vantajosas. Com elas, o consumidor pode compartilhar sua experiência e aprender com a de outros usuários. Essa troca de informações permite que novas soluções e insights surjam para a marca.
Esperamos que o nosso artigo ajude a melhorar a relação dos seus clientes com a sua empresa, acompanhe o nosso blog para mais dicas e informações! =)