Benefícios do Autoatendimento para a sua empresa!

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O autoatendimento vem se tornando uma tendência mundial. Com o mundo cada vez mais digital e as pessoas cada vez mais ocupadas. O  consumidor tem buscado soluções rápidas e eficazes, para resolver seus problemas sem precisar investir muito tempo neles. 

Com a implantação de soluções tecnológicas, é possível que o funcionário tenha acesso a informações de forma prática, agilizando processos e dando mais liberdade de atuação para o departamento pessoal.

 

Para início de conversa, o que é o Autoatendimento?

Ao contrário do que muitos pensam, o autoatendimento não é tão recente assim! Para você ter uma ideia, ele vem sendo utilizado pelo comércio desde o início do século XX, quando se fortaleceu a prática do próprio cliente pegar seus produtos nas prateleiras, ao invés da ação ser executada por um atendente.

Hoje o Autoatendimento é a estratégia de utilizar canais digitais para que o cliente possa fazer um pedido, tirar dúvidas e fazer solicitações sem a presença de um atendente.

Ele permite que consumidores realizem seu próprio atendimento, sem precisarem de um atendente (pessoa) para isso. Por exemplo, pelo autoatendimento é possível verificar o saldo disponível no seu cartão de crédito ou solicitar a segunda via de boleto, bastando para isso digitar as informações necessárias no menu.

Dessa forma, além do atendimento se tornar muito mais rápido e ágil para os clientes, os agentes de atendimento também são beneficiados, podendo focar apenas em solicitações mais graves, em que o consumidor realmente precisa de ajuda humana. 

Os chatbots, são um exemplo de autoatendimento; assim como os FAQs no site de empresas, comunidades e URAs de atendimento telefônico. 

 

Quais as vantagens em implementar o Autoatendimento no meu negócio?

 

Redução de custos

Através do Autoatendimento os clientes irão conseguir solucionar pequenas dúvidas e problemas sem a necessidade de um atendente, com isso o seu time pode direcionar a atenção para casos mais complexos, tornando desnecessária a necessidade de muitos atendentes. 

Satisfação do cliente

Quanto menor o tempo gasto para solucionar um problema, maior é a satisfação do seu cliente! Com isso, ter o autoatendimento influencia diretamente na experiência do seu cliente com a sua empresa. 

Disponibilidade 24/7

Ter o autoatendimento ajuda também na hora de solucionar problemas e dúvidas, sem que o cliente precise aguardar o horário comercial para entrar em contato. 

Por exemplo, se um cliente precisar de informações de um serviço da sua empresa durante o final de semana e encontrá-las através do autoatendimento, sua experiência será muito mais positiva do que se ele precisasse esperar até a próxima segunda-feira para resolver sua demanda. 

 

Exemplos de ferramentas para Autoatendimento: 

A finalidade de ter o autoatendimento disponível na empresa é tornar possível que o consumidor consiga encontrar as respostas para suas dúvidas de forma autônoma, pensando nisso listamos algumas ferramentas práticas na hora de implementar o autoatendimento no seu negócio, acompanhe! 

Chatbots

As empresas podem selecionar as principais dúvidas e perguntas de seus clientes e pré-programar em um chatbot. Dessa forma, é possível solucionar os problemas do consumidor sem precisar transferir a solicitação para um atendente. 

FAQ 

O FAQ é um dos exemplos mais comuns de autoatendimento. Com ele, os clientes podem navegar por um índice que apresente respostas  para dúvidas mais frequentes relacionadas à empresa, produto ou serviços,, sem precisar de um atendimento humano para isso.

URAs 

As URAs, ou Unidade de Resposta Audível, de atendimentos telefônicos estão com scripts e respostas cada vez mais abrangentes. Dessa forma, é possível que o consumidor consiga resolver seus problemas antes mesmo de seu atendimento chegar até o atendente. 

Comunidades de usuários

Especialmente para empresas B2B, as comunidades que unem os clientes podem ser extremamente vantajosas. Com elas, o consumidor pode compartilhar sua experiência e aprender com a de outros usuários. Essa troca de informações permite que novas soluções e insights surjam para a marca.

 

 

Esperamos que o nosso artigo ajude a melhorar a relação dos seus clientes com a sua empresa, acompanhe o nosso blog para mais dicas e informações! =)

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