PABX IP: saiba o que é agora mesmo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Um PBX é um sistema telefônico padrão usado em empresas e é bastante comum entre pequenas e médias empresas. Um PBX é conhecido como um sistema de comutação, fornecendo uma infraestrutura centralizada para telefonia. Veja aqui no brdid do que se trata.

 Isso permite um ambiente consistente para todos os funcionários com acesso à central, como recursos comuns e um plano de discagem interno com ramais atribuídos aos usuários. De uma perspectiva de TI, o hub permite o controle centralizado e o gerenciamento de todo o sistema.

Antes do advento do Protocolo de Internet (IP), havia apenas um tipo de PBX. As outras opções para um sistema baseado no local seriam um sistema telefônico principal ou um serviço Central Office Exchange (Centrex). O primeiro é um PBX reduzido, mais adequado para pequenas empresas com necessidades mais simples.

O Centrex tem sido um elemento básico de ambientes de campus que precisam de recursos semelhantes aos PBXs, mas a um custo menor na forma de um sistema hospedado que é alugado em vez de próprio.

Com o IP se tornando o padrão para telefonia, o PBX evoluiu para o IP PBX. Os sistemas legados de PBX ainda representam a maior parte da base instalada atualmente, mas a grande maioria das novas compras e atualizações são PBXs IP.

Os sistemas são semelhantes em seus núcleos, mas os sistemas baseados em IP são menos intensivos em capital e oferecem mais flexibilidade em termos de adição de novos recursos e integração de VoIP com outros modos de comunicação.

Como e porque migrar para PABX IP

O que é um PABX IP? Não é uma simples evolução das centrais telefônicas. Representa uma verdadeira revolução nas comunicações na medida em que permite a construção de uma rede telefónica privada dentro das organizações, totalmente digital e alojada na cloud.

Essa rede conecta os internos de uma empresa entre si e os conecta em paralelo com os troncos SIP, com os provedores de voz sobre IP e, claro, com a rede PSTN (ou seja, com a rede telefônica pública comutada). 

A tendência atual é oferecer VoIP PBX, que utiliza o protocolo Web para realizar comunicações de voz.

Um PBX IP é um switch baseado em software. Sua particularidade é oferecer uma série de serviços e funcionalidades avançadas que vão além do que é possível com um PABX proprietário convencional.

Por exemplo, sua empresa poderá agregar funcionalidades como correio de voz, roteamento inteligente, IVR, roaming de ramal, fax para e-mail, serviço de conferência virtual, monitoramento e gravação de comunicações, relatórios avançados. Além disso, um PBX IP permite integrar filiais de forma transparente.

O IP PBX chegou para revolucionar a forma como as pessoas se comunicam. Tanto que muitas empresas já estão trocando o sistema de ramal analógico pelo PABX IP na Nuvem.

Um estudo elaborado pela Research and Markets indicou que, até o ano de 2023, os investimentos em telecomunicações passarão de US$ 47 milhões para US$ 1 bilhão.

Esse impulso revela que além da forma como as opções de comunicação estão se multiplicando, a telefonia continua tendo um papel relevante. Agora, para as empresas que estão pensando em migrar de um PABX analógico para um PABX IP na Nuvem, é importante considerar alguns aspectos e se preparar bem para esse evento.

IP-PBX

Quais são os principais argumentos para mudar de um sistema analógico de telefonia e comunicação para um digital? O PABX analógico é um sistema que oferece poucas funcionalidades ou serviços.

Por outro lado, um PABX IP permite transformar um celular em um ramal móvel da rede privada corporativa, através do qual cada colaborador pode realizar conferências, instalar uma secretária eletrônica e muito mais.

Assim como o smartphone é uma evolução do tradicional telefone fixo, esse tipo de sistema de comunicação também representa um avanço para empresas e usuários.

Para além de ter disponíveis funcionalidades e funções mais avançadas, permite reduzir substancialmente os custos. Com efeito, ao utilizar um PBX IP, a poupança pode chegar aos 70%.

Agora, naturalmente, no mercado atual você poderá notar que existem soluções IP PBX baseadas em software open source – como é o caso do Issabel PBX ou do Elastix PBX (que na verdade são soluções de comunicações unificadas com uma série de funcionalidades agregadas) . ), Asterisk PBX ou Asterisk PBX, etc.-No caso do net2phone, a proposta também passa pela migração de um PBX analógico para outro IP com Cloud PBX, que é o que há de mais moderno em soluções de comunicação, tanto em eficiência operacional quanto em custos.

PABX na nuvem

Ao migrar para um PABX IP na Nuvem, o splice tende a ser cada vez mais curto e sem problemas de continuidade nas tarefas. As empresas que não possuem equipe própria de TI para a migração para um PABX na Nuvem, podem terceirizar essa tarefa, para otimizar a transição.

Além disso, o facto de contratar pessoal externo para a fase de implementação de um IP PBX na Cloud não implica que posteriormente necessite da gestão e manutenção de terceiros. O sistema VoIP é muito fácil de operar e suas funções são amigáveis ​​para usuários de todos os níveis.

Ao nível dos custos, a telefonia VoIP apresenta vantagens notáveis. Boa parte das operadoras oferece planos mensais, o que facilita o controle dos gastos. Essas empresas podem ser escolhidas com base no tamanho e nas necessidades do negócio.

No entanto, para garantir um serviço de qualidade, é importante procurar fornecedores que tenham algum reconhecimento. Para evitar o risco de “lacunas” na comunicação corporativa. Os provedores de qualidade gerenciam uma série de protocolos de segurança, com esquemas de backup e mecanismos de recuperação em caso de eventuais falhas durante a migração.

Share.

Comments are closed.