Call center receptivo e ativo! Qual o melhor para o seu negócio?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Call center ativo e receptivo são duas modalidades de telemarketing usadas por empresas para realizarem ou receberem contato de clientes, ou potenciais clientes. 

No início do século XX o sistema de atendimento telefônico simultâneo começou a ser implementado no mundo, primeiramente na Inglaterra. Porém, somente nos anos 1970 foi que o empreendedor Henry Ford criou uma campanha de vendas por telefone.

A ação alcançou milhões de norte-americanos. Essa foi considerada a primeira utilização desse serviço de forma profissional, que até hoje é usada no mundo inteiro.

Esta é uma breve explicação e amostra da importância do Call Center! 

Quer saber mais sobre este setor tão importante hoje nas empresas? E em como ele pode influenciar diretamente no seu crescimento? Acompanhe até o final! 

 

O que é call center? 

Nada mais é do que uma central de atendimento de uma empresa, ou seja, um dos meios de comunicação com os clientes. 

Atualmente é difícil achar uma pessoa que não tenha feito ou recebido uma ligação de alguma dessas centrais, visto que, é um segmento de tamanha importância, tanto na hora de fidelizar clientes quanto na hora de realizar vendas. 

Por isso é tão importante fazer uma boa gestão do atendimento ao cliente, para que as oportunidades não passem despercebidas e também para que o cliente sinta-se satisfeito.

 

Call center receptivo: 

O atendimento receptivo é realizado quando um cliente entra em contato com a central de atendimento de uma empresa, entre as razões para o cliente realizar este contato, podemos citar como as principais: 

  • Fazer uma compra
  • Solicitar suporte
  • Tirar dúvidas
  • Fazer uma reclamação. 

Independente do motivo, foi o cliente que entrou em contato com a empresa, na hora que ele queria e podia.

Isso quer dizer que o cliente está disposto a ouvir, tem um certo tempo reservado para isso e – no caso daqueles que estão em busca de um produto ou serviço – está interessado no seu produto ou serviço. 

 

Call Center Ativo: 

O call center ativo, em algumas circunstâncias, também pode ser chamado de telemarketing – marketing por telefone. Nessa ocasião o profissional de atendimento pode realizar algumas atividades, como: 

  • Vendas
  • Cobranças
  • Pós vendas

Uma desvantagem que a central de atendimento ativo tem em relação à central receptiva é que o cliente não sabe que você vai ligar para ele. 

Esse prospect pode estar ocupado trabalhando, cuidando dos filhos, em reuniões, etc. E mesmo que ele atenda ao telefone, tem pouco tempo para te ouvir e “dispensa” o vendedor muito rápido. 

Por este motivo, é de tamanha importância conseguir criar um discurso de vendas perfeito, que faça o cliente entender e se interessar em segundos. 

 

Como tornar o atendimento produtivo? 

Agora que já sabemos a diferença entre os call centers e a importância de cada um deles dentro das empresas, vamos aprender algumas dicas de como tornar esse atendimento ainda mais produtivo. 

 

Canais de comunicação: 

Atualmente, mais de 53,6% da população mundial utiliza a internet como meio de comunicação, sendo assim, hoje é indispensável que a empresa forneça mais de um meio de atendimento para o cliente, como o atendimento via chat, aplicativos de mensagens, redes sociais, todos devem fazer parte dos canais de comunicação. 

Atendimento personalizado

Para ter um atendimento personalizado tenha sempre o máximo de informações do cliente, isso agiliza no atendimento e também disponibiliza para o atendente o histórico, com reclamações, problemas e feedbacks. 

Quanto maior a quantidade de informações, melhor será o suporte oferecido, mais oportunidades de venda podem surgir e, consequentemente, maior será a satisfação do cliente. 

 

Conclusão: 

Agora com todas as informações e dicas para um melhor atendimento, chegou a hora de escolher o call center que mais se enquadra no segmento do seu negócio!  

Share.

Comments are closed.