Telefone IP ou ATA? Descubra a melhor escolha para você!

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Que a tecnologia VOIP veio para inovar a telecomunicação já não temos mais dúvidas, e a fim de acompanhar tamanha revolução, novos dispositivos são desenvolvidos para facilitar o uso dos números virtuais. 

Você já conhece os aparelhos disponíveis hoje para atender a telefonia VOIP? Se ainda não conhecer ou ainda, se quiser aprender um pouco mais não perca este artigo. 

Hoje vamos falar sobre o Telefone IP e o ATA, e vamos ajudar você a escolher qual é a melhor opção para a sua demanda! 

 

Afinal, o que é um ATA? 

Adaptador Telefone Analógico, mais conhecido como ATA, é um conversor analógico-digital que permite conectar um telefone comum à sua rede VoIP.

Em outras palavras: para que fique um pouco mais claro, o ATA pega o sinal analógico de um aparelho convencional e converte em dados digitais para que a transmissão ocorra via internet. 

Quando se usa um adaptador ATA você está mantendo o mesmo padrão de uso da telefonia tradicional, com a vantagem de usar a tecnologia IP e reduzir gastos. 

 

Como funciona o ATA? 

Os ATAs funcionam como um gateway de VoIP, variando entre uma a quatro portas para a conexão de telefones e uma ou duas portas Ethernet. 

Utilizando o ATA, você não precisa que seu computador permaneça ligado quando quiser fazer ou receber uma chamada via VoIP. Basta que ele esteja ligado e conectado à Internet. 

São diversos modelos que temos hoje de ATA no mercado, alguns deles se conectam também a sua linha telefônica convencional. E assim permitem que continue recebendo e fazendo chamadas com sua linha comum, de forma simples e prática. Além disso, temos modelos que também servem como roteadores, fornecendo IPs de sub-rede para os computadores conectados a ele. 

Em sua maioria, o ATA pode ser configurado através de um browser, funcionando em computadores com Windows, Linux ou com o Mac OS. 

 

O que é um telefone IP?

O telefone IP é bastante parecido com aparelho convencional, porém, ele utiliza conectores RJ-45, os mesmos das placas de rede de computadores, em vez do padrão telefônico RJ-11.

Ou seja, enquanto um equipamento (ATA) funciona adaptando telefones comuns à rede VoIP, o telefone IP se conecta diretamente à rede, sem precisar de intermediários.

Eles permitem a comunicação entre usuários da rede. Ou seja, é um telefone com conversor integrado. Sua função principal é a de transmitir dados em voz. Mas também pode funcionar como fax e como outras formas de comunicação. 

 

Como um telefone IP funciona?

Os aparelhos IP já são preparados para atenderem a tecnologia VOIP, sendo assim, não precisam de gadgets adicionais para o funcionamento como os telefones tradicionais.

Sua instalação e uso são muito simples, visto que os modelos tem porta de entrada embutida que permite conectar o aparelho à rede sem o auxílio de adaptadores. 

Uma outra grande facilidade proporcionada pelos aparelhos IP é a mobilidade, pois eles são de fácil locomoção. Dessa forma podem funcionar em qualquer lugar, contanto que a rede da sua empresa se estenda até o local desejado. 

 

A melhor opção, ATA ou Aparelho IP? 

O primeiro passo para escolher entre as duas opções, é definir a necessidade da sua empresa, o momento em que ela se encontra e também decidir se o uso da tecnologia VOIP será como uma alternativa à telefonia tradicional, ou se a migração será definitiva.

Em alguns casos o telefone IP é uma alternativa mais completa quando comparado ao ATA. Visto que a conexão desse aparelho é automática e não precisa de periféricos.  

Por outro lado, o adaptador ATA tem também suas vantagens. Afinal, com o telefone IP apenas uma pessoa faz seu uso, já com o ATA, é possível colocar mais de um aparelho para fazer e receber ligações ao mesmo tempo. 

Quer saber mais sobre a tecnologia VOIP, sua utilização e vantagens? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro do melhor em telecomunicações. 

www.brdid.com.br

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