O que é?
Telefonia IP ou VoIP (Voice over Internet Protocol), é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
Vale a pena revender telefonia IP?
O VoIP pode facilitar as tarefas mais difíceis das redes tradicionais, além de trazer mais economia e controle da comunicação, principalmente de empresas.
No texto abaixo, vamos citar varias vantagens que com certeza ajudará seus clientes a se decidir entre Telefonia IP e Telefonia convencional.
Facilidades geográficas
Por utilizar protocolo de internet para transmissão de voz, na telefonia IP não é necessário que a operadora/provedor tenha endereço físico na localidade do cliente, podendo oferecer telefonia em regiões próximas, porém sem cobertura, ou até mesmo em localidades mais distantes. Bastando apenas ter conexão com a internet.
Além disso, essa característica do VoIP pode trazer ainda mais vantagens, como:
- Chamadas entrantes podem ser automaticamente roteadas para o telefone VoIP, independentemente da localização na rede.
- É possível levar um telefone VoIP para uma viagem, e onde você conectá-lo à Internet poderá receber ligações.
- É possível configurar seu numero em um Softphone e se deslocar de uma localidade para outra, sem prejudicar o atendimento da sua empresa.
- Para uma empresa, é possível a criação de números locais em localidades remotas sem a necessidade de um escritório local.
- A configuração de um numero em mais de um aparelho, em localidades diferentes. Em uma chamada entrante, todos tocam e param quando um atende.
Geralmente, apenas esses diferenciais são o suficiente para a empresa escolher pelo VoIP, mas ainda tem muito mais.
Integrações
O fato da tecnologia ser atrelada à Internet também traz a vantagem de poder integrar telefones VoIP a outros serviços como:
- Conversação de vídeo
- Mensageiros instantâneos
- Compartilhamento de arquivos
- Gerenciamento de listas telefônicas.
- Centrais de atendimento (Call Center)
- Interfones IP
Essas integrações facilitam a escolha de seu cliente, entre telefonia convencional e telefonia IP, quando é lhes apresentando a infinidade de possibilidade essas combinações proporcionam.
Economia
Estar relacionado à Internet também significa que o custo da chamada não depende da localização geodésica e dos horários de utilização, ambos os parâmetros usados na cobrança na telefonia fixa e móvel, e cujos valores variam de operadora a operadora.
- Ganhos de escala: apenas uma única rede para todas as aplicações.
- Economia com tarifas e custos de telecomunicações: redução de 25% a 60%.
- Números locais em outras cidades ou regiões sem a necessidade de um escritório no local.
Exemplo de como oferecer economia para seus assinantes corporativos
Se uma empresa tem matriz e 5 filiais e gasta cerca de R$ 3mil/mês de ligações entre filiais e matriz, você pode oferecer o serviço de “extensão de ramal” e cobrar algo como R$ 1,5 mil/mês do cliente. Seus clientes vou ter uma economia de 50% e você passa a ter uma receita continua mensal com alta lucratividade.
O que considerar na hora de contratar Telefonia VoIP?
Infraestrutura da contratada
Tenha garantia de que a empresa contratada terá recursos e equipamentos de última geração para dar conta da sua demanda.
Segurança:
Sua empresa está vulnerável às ameaças oriundas da Telefonia IP, tenha garantias de que a empresa contratada oferece soluções tecnológicas suficiente para garantir a confidencialidade e integridade das comunicações e dados de sua empresa.
Suporte SIP
Prefira um fornecedor de telefonia IP que tenha suporte para o protocolo de nova sessão (SIP).
O protocolo de nova sessão (SIP) é um protocolo de sinalização usado para controlar sessões de comunicação com IP. Sistemas de telefonia VoIP baseados em SIP podem fornecer funcionalidades adicionais, tais como a habilidade de fazer conferências com múltiplos usuários e ativar a opção clique-para-conversar em páginas da web.
Isso aumenta o valor e a utilidade do sistema de telefonia, além de permitir que sua empresa atenda seus clientes de uma forma mais otimizada.
Saiba mais
Para detalhes técnicos e diferença entre telefonia IP e convencional, confira aqui uma matéria da TELECO, sobre esse assunto.
Como ser uma operadora VoIP?
E se eu te falar alem de todas essas vantagens da telefonia IP, você pode oferecer essa tecnologia pros seus assinantes sem a necessidade de investimento com estrutura e servidores?
E que toda a aquisição, configuração, gerenciamento de números e terminações, podem ser feitas online, sem dificuldade e sem conhecimento técnico especifico. Além de controle de chamadas, portabilidade, controle de credito e limite por numero e muito mais.. Tudo isso, em uma plataforma web unica no Brasil, simples e robusta! Seja parceiro da BrDid e leve voz ao seu assinante. www.brdid.com.br
Para detalhes tecnicos e diferença entre telefonia IP e convencional, confira a mateira da TELECO, sobre esse assunto: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialtelefoniaip/pagina_4.asp
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