O que é um canal SIP?
Em termos práticos, um canal SIP nada mais é do que o nome dado a um recurso utilizado para transitar uma chamada. Toda vez que uma chamada é estabelecida ela utiliza um canal no servidor SIP. É correto dizer que cada canal é uma chamada simultânea que um número (ou numero voip) pode realizar e/ou receber.
Normalmente, todo serviço de telefonia limita a quantidade de canais disponíveis para se fazer e receber ligações simultâneas. Isso quer dizer que, caso o serviço seja limitado a um único canal, você não poderá receber uma segunda chamada simultânea em seu aparelho celular, por exemplo.
Quantidade de canais disponíveis
No BR DID, os números contratados vêm, por padrão, com 2 canais disponíveis. Mas é possível contratar mais canais conforme sua necessidade.
Se você é um profissional liberal, por exemplo, 2 canais devem ser o suficiente para atender seus clientes. No entanto, se você for utilizar o número contratado em um serviço de Call Center, você precisará ampliar a quantidade de canais disponíveis. Caso contrário, seu Call Center não poderá receber mais de duas chamadas simultâneas.
Como aumentar o número de canais?
A quantidade de canais alocados para cada Número pode ser alterada na plataforma BR DID. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse a plataforma Br Did com seu login e senha e, em seguida, acesse o menu “Meus Números (DIDs)“
- Em seguida, localize o Número desejado e clique no botão azul na coluna “Canais”.
- Na janela que se abre, selecione a quantidade de canais desejada e clique em “Salvar”.
Pronto.. a partir de agora o número selecionado passa a funcionar com a quantidade de canais (chamadas simultâneas) contratada.