Configuração dos DIDs

Depois de contratar um ou mais números voip (DID), o próximo passo é fazer a configuração deles. Você precisa configurar para onde as chamadas recebidas serão encaminhadas. Via sistema, você pode indicar um Tronco SIP ou solicitar os dados de registro para usar seu número em um telefone IP, ATA ou qualquer equipamento parecido.

Tronco SIP ou Registro SIP?

O Tronco SIP é, em geral, a configuração recomendada quando se deseja receber as chamadas em um PABX ou qualquer outro servidor SIP. Nesta configuração não há autenticação por usuário se senha. A autenticação é feita baseada no IP de origem. Ou seja, basta autorizar o IP dos nossos servidores em seu PABX e configurar o IP do seu PABX em  nosso sistema.

O registro SIP é utilizado, geralmente, em telefones IPs ou ATAs, e possuem registro de uma ou duas linhas, somente. No aparelho você deve configurar os dados de autenticação em nossos servidores. Uma vez registrado, nosso servidor encaminhará as chamadas do seu DID para o IP informado no registro.

Configurando Tronco SIP

Para configurar a entrada de chamadas via tronco SIP basta seguir as instruções abaixo:

  1.  No menu principal, a esquerda, acesse SIP Trunks.
  2. Clique em Adicionar novo Sip Trunk.
  3. Preencha os dados do seu servidor/PABX IP conforme abaixo:
    1. Nome: Identificação do seu SIP Trunk à sua escolha
    2. IP: IP do seu servidor/PABX
    3. Porta: Porta do seu servidor/PABX. O padrão é 5060
    4. Formato: Este é o formado que a chamada será entregue no seu servidor. O formato disponível atualmente é o N10 (Codigo de àrea + número de telefone)
    5. Techprefix (opcional): Preencha este campo caso queria que a chamada seja enviada com o formato diferente de N10. Ex: Se preenchido com 55, a chamada será entregue com 55+CN+Número.
  4. Configurar seu PABX para aceitar as chamadas encaminhadas à ele. Veja um exemplo de configuração de SIP Trunk no Asterisk aqui;

Configurando registro SIP

Atualmente, para configuração de registro SIP você deve solicitar os dados de autenticação via e-mail. Depois de recebido os dados de acesso, você deve configurar seu equipamento de acordo com a indicação do fabricante. As configurações mais comumente encontradas nos equipamentos para registro SIP são:

  • Username
  • Display Name
  • Password
  • Domain
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Comentários

  1. Nilson

    No caso de meu servidor não possuir um IP fixo, como podemos fazer pra configurar?
    Tem como no lugar do IP colocar um endereço no-ip?

     
  2. JOSÉ AUGUSTO

    Wellington Sales boa noite! Respondendo sua pergunta, é Sim você pode configurar seu ATA com qualquer DDD para fazer e receber ligações ok, espero ter te ajudado….

     
    1. JOSÉ AUGUSTO

      Wellington Sales boa noite! Respondendo sua pergunta, é Sim você pode configurar seu ATA com qualquer DDD para fazer e receber ligações ok, espero ter te ajudado….

       

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